Construindo o Futuro!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Aula de Campo: Visita ao CELMM – Complexo Estuarino-Lagunar de Mundaú-Manguaba

“Uma aprendizagem deve ser significativa, isto é, 
deve ser algo significante, pleno de sentido,
 experiencial, para a pessoa que aprende". 


       Dentro de um contexto social, o nosso mundo moderno está permeado de mudanças rápidas que exigem que os educandos da atualidade possuam certas características inerentes ao mundo em que estamos vivendo. Para que essas características se desenvolvam, a Escola Pierre Vigne proporciona aos nossos alunos oportunidades para experimentarem a teoria e, ultrapassando as paredes da sala de aula, vivenciem situações do ambiente que os cercam. 
       Nossas crianças do 5º, 6º e 7º anos tiveram a oportunidade de conhecer um dos mais belos cartões-postais do estado na última quarta-feira (4/4).
      Saindo da base do Instituto do Meio Ambiente (IMA), elas puderam ver os canais, os tipos de mangues (branco, vermelho e preto), as ilhas com toda sua exuberante fauna e flora. Durante a aula-passeio, as crianças puderam presenciar vários tipos de aves comuns da região, com destaque para as garças. Passaram por comunidades de pescadores e populações ribeirinhas que vivem direta ou indiretamente do complexo lagunar.
      Foi  uma aula diferente e divertida, além de muito aprendizado adquirido. À frente dessa aula estavam os estagiários do IMA/Ufal Rui, Mirele e Josy. De uma maneira gostosa e sorridente, os estudantes foram recebendo noções de educação ambiental, de como podem contribuir para salvar o meio ambiente de que fazem parte, além de compreenderem que, para salvar um dos ecossistemas mais delicados de Alagoas, é necessário que todos passem a repensar e a mudar seus hábitos, principalmente no que diz respeito ao uso de sacolas plásticas, saquinhos, copinhos descartáveis ou mesmo quando vão fazer um lanche num final de semana nos  ‘shoppings’ da cidade.
      Muitas das crianças jamais tinham passeado entre as lagunas e o canais, e com isso ficaram fascinadas com tamanha beleza, mas também ficaram preocupadas em como a ação do ser humano sobre o meio ambiente nem sempre é harmoniosa e respeitosa com a mãe natureza. Elas puderam ver os lugares que estão preservados, aprenderam o que é uma APA (Área de Preservação Ambiental) e um APP (Área de Preservação Permanente), como também puderam ver de perto as áreas que mais sofreram (e sofrem) a ação destrutiva da sociedade.
      As crianças foram acompanhadas pela coordenadora pedagógica Gabriela Souza, pelas professoras Juliana (Ciências) e Selma (Português), pelo professor Marcos Damasceno (Geografia) e também pelas professoras do 5º ano, Karla Menezes, e do 4º ano, Lisese.
      Assim, a Escola Pierre Vigne compreende que o aprendizado faz muito mais sentido e contribui para uma sociedade mais consciente e saudável!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




2 comentários:

Selma Costa Psicopedagoga disse...

Parabéns ao Professor Marcos Damasceno pela grande iniciativa deste trabalho. Que experiência maravilhosa e inesquecível para nossos alunos.Com certeza um novo olhar...

Seremos como o Che! disse...

Selma, nossa escola está de parabéns! Foi uma tarde maravilhosa de aprendizado e confraternização das crianças, elas levarão esse momento para o futuro. É necessário um novo olhar para o que nos cerca, pois muitas vezes nossas crianças, jovens e adultos sabem mais sobre a geografia da Europa do que a do nosso estado, é tempo então para fazermos esse resgate. No segundo semestre teremos outras experiências.

Postar um comentário