Construindo o Futuro!

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Escola de Pais - A tecnologia na Educação das Crianças

 

Nosso 2º encontro da Escola de Pais teve um tema muito interessante: A tecnologia na Educação das crianças: O que pode e o que não pode? É inegável que a tecnologia deu um salto extraordinário e mudou completamente a vida das pessoas nos últimos 30 anos. As crianças já nascem em meio a dezenas de aparelhos e sistemas que se reciclam a cada dia. Muitas aprendem a mexer no celular antes mesmo de falar corretamente.
    Por um lado, tudo que nos envolve hoje tem alguma tecnologia embutida, e não apenas nas coisas relacionadas a computadores, mas outros meios de comunicação como TV, rádio, games. O importante é não querer transformá as crianças em conhecedoras absolutas do assunto, mas aproximá-las da tecnologia, estimulando o pensamento crítico sobre o tema e abrindo suas mentes e imaginação para enxergar a utilidade das coisas. Ao descobrir como as coisas funcionam, as crianças têm a possibilidade de debater sobre seu uso dentro de casa. Desta forma, os pais podem conversar sobre os limites saudáveis para utilizar estes serviços que são possíveis com o desenvolvimento da tecnologia.
     Por outro lado, o mundo virtual vai, progressivamente, confundindo os seus limites com o mundo real no cotidiano de crianças e adolescentes. A internet, o telefone celular e muitos novos equipamentos de tecnologia da informação vão transformando os comportamentos e as formas de se relacionar com a família, com os amigos e com as novas possibilidades de viajar pelo mundo sem sair de casa. Mas, também, surgem novos riscos à saúde para a geração da era digital, devido ao excesso de horas no uso do computador, deficiência de sono e hábitos sedentários, queda do rendimento escolar, pornografia e pedofilia on-line.

Qual o papel da família???

Durante o debate dos pais, foi elencado  palavras primordiais no uso e acesso das crianças à tecnologia: LIMITAR, ORIENTAR, ACOMPANHAR E PLANEJAR:
Limitar o uso dos meios tecnológicos ,atentando para a idade da criança.
Orientar o uso desses meios para que os mesmos não venham prejudicar à criança
Acompanhar: O que a criança está vendo na televisão ou acessando na internet?
Planejar: Os pais  devem se informar e avaliar o que é para os filhos para então decidir como e quando a tecnologia deve fazer parte da rotina das crianças.

     Foi um maravilhoso debate e somos gratos aos pais que participaram! No próximo mês tem mais!!!!

0 comentários:

Postar um comentário